segunda-feira, julho 12, 2004

 

Leituras na Sanita

manuskritica@mail.pt


É uma questão que me perturba, sinceramente.
Há uns anos atrás, Miguel Esteves Cardoso (MEC) publicou e declarou que considerava um absurdo levar qualquer género de leitura para o WC.
Tenho que discordar desta ideia. Isto levanta questões, verdadeiramente pertinentes, que visam o bem-estar da sociedade civil.
O factor que considero primordial para a fundamentação desta ideia é o de estarmos a executar a tarefa na nossa casa de banho ou não. Se for no nosso Centro de Leituras Particular, é óbvio que a tarefa se assemelha mais confortável, aprazível e, inevitavelmente, muito mais seguro do que se for noutra qualquer Toca de Expelimento de Resíduos Orgânicos, principalmente os públicos – nestes últimos, meus amigos, nem pensar. De modo algum – Outra questão que se coloca é o facto de na nossa Toca de Expelimento já termos visto a paisagem que nos circunda milhares, milhões, triliões de vezes e nada de novo haverá para ver... a não ser um outro novo cabelo ou pêlo público que por ali estará a vegetar à espera de ser varrido ou aspirado, sim, meus amigos, há quem aspire casas de banho. É bastante prático e, quiçá, mais higiénico do que uma simples e superficial varridela.
Compreendo a posição do MEC, provavelmente, à época o senhor andaria com receio de ataques das hemerróidas ou das ratas de esgoto que, visionando um buraco onde se enfiar e um cheiro habitual no dia-a-dia entre por ali com o incompreensível desejo de ingerir uma poita ou duas.
E há casas de banho que, muito sinceramente, até dá um certo prazer levar uma revistinha ou um jornaleco, não é?..
Por isto, e muito mais, e sei de certeza que terei muitos apoiantes e simpatizantes, proponho a criação de um “Movimento a Favor da Continuação da Leitura de Sanita”, o primeiro na “Comichões, Alergias e Outras Irritações” que se insere nos Movimentos da Criação de Algo.
Mas temos, também, genuínas preocupações sociais, políticas e culturais, no sentido da preservação e revitalização dos verdadeiros valores da sociedade pela qual somos regidos, mas onde temos a responsabilidade de alertar os nossos semelhantes para atentados sociais com que nos deparamos diariamente.
Daí a criação do “Movimento a Favor da Continuação da Leitura de Sanita”, espero pelas vossas inscrições. Os requisitos obrigatórios são:
1º - Ler na Sanita (obviamente), não menos do que 87,3% das vezes que se vai ao defectório;
2º - Não ler só na sanita, mas em locais variados e diferentes géneros literários. Sim, porque não quero analfabetos no nosso movimento (isto não é discriminação nem marginalização ou elitismo, mas sim um claro e inequívoco contributo para o aumento dos índices de literacia em Portugal);
3º - Defecar (popularmente designado por Cagar). Pareceu a esta autora algo de fundamental para a adesão ao movimento;
4º e último (como podem constatar, não sou exigente na selecção dos candidatos) – Prova documental, em suporte fotográfico, Vídeo, MP3, DVD, ou outro) de que realmente possui os requisitos acima enunciados;

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]