quinta-feira, julho 22, 2004

 

Retorno às Origens...

manuskritica@mail.pt

Aprecio bastante o facto que os emigrantes portugueses, nomeadamente os radicados en la France, regressem às origens na época do Verão. Se bem que a grande vaga, o inevitável macaréu, ainda esteja por assolar a costa lusitana... o mês de Agosto é, indiscutivelmente, o tempo de conquista das restingas lusas para esta espécie, infelizmente, não em vias de extinção.
Ainda bem que a maioria de nós, os resistentes em terras afonsinas, já estaremos de volta à labuta, e assim sempre nos prevenimos de certas irritações desnecessárias em tempos de vacances.
Se bem que alguns, os sádicos e imperdoavelmente cruéis, optem por nos visitar em Julho. Assim, determinados aspectos como carros potentes (na óptica deles, pois um Renault 21 com dez anos e 275 mil km já deixou de ser uma bomba por cá, mas sempre é engraçado vê-los a acelerar, a passar os 118 km horários e a demonstrar um longo e rasgado sorriso e depois lá teremos de passar por eles, 100 metros à frente, numa operação STOP...), diálogos (des)construídos a partir de terminações portuguesas, precedidas e/ou finalizadas de termos gauleses como “François, anda já ici que a sandwich está prêt a comer...” ou “Desidér não vás para longe, soigneux avec les vagues... tu me ouves pas?.. rien, rien pour près de la costa, rien, rien,..“ (esta é velha, mas tem sempre piada...), e outras que tais, sempre animam um final de dia na praia ou não?..

Os níveis acústicos a que esta espécie insiste em comunicar também não é nada de passar despercebido ao mais comum dos veraneantes por esse Portugal Português... está um gajo a sonhar, e provavelmente a babar-se, com uma Marisa Cruz ou uma Isabel Figueira a proteger-nos de um escaldão com uma bela de uma massagem cremosa e lá salta a gritalhada “Porra, Peddrrrôô, já te disse para vires para perto da côte, não vás rien para tão loin..” rima e, indubitavelmente, é verdade e lá teremos de o gramar até ao fim da nossa insistência em passar férias de Verão por cá, neste paraíso de multi-faladas línguas de areia e mar azul-bebé... 

 

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]