segunda-feira, novembro 19, 2007

 

Lançamento do Livro “Como se de uma fábula se tratasse”



O escritor farense, Fernando Évora, irá apresentar a 2ª edição do seu livro “Como se de uma fábula se tratasse” no próximo dia 23 de Novembro, 6ª-feira, na Sociedade Recreativa Artística Farense – “Os Artistas”, pelas 22.30 horas.

Nesta “quase fábula” contam-se (também) as aventuras de um gato e das suas vidas. É este o ponto de partida para o narrar de pequenas histórias de homens e animais que vão saindo umas de dentro das outras, como se de uma caixa chinesa se tratasse. Uma obra em que o autor “secretamente acredita ter uma qualquer espécie de moral ou lição que ainda não compreendeu”.

Fernando Évora tem sido distinguido com alguns prémios no domínio do conto e “Como se de uma fábula se tratasse” é a sua segunda obra autonomamente publicada e que merece agora uma segunda edição.

Fernando Évora nasceu em Faro a 8 de Agosto de 1965. Nesta cidade passou toda a sua infância e adolescência. Na juventude participou activamente no Círculo Cultural do Algarve, dirigindo o núcleo de xadrez e colaborando nas múltiplas actividades daquela instituição. Em 1986, mudou-se para Évora onde se licenciou em ensino de História. Leccionou em Évora, Vila Real de Santo António e Odemira. Actualmente vive em São Teotónio e é professor na Escola EB 2/3 de Colos.

quinta-feira, novembro 15, 2007

 

Será o Grifo o Nosso Messias?!..



Definição científica:

“Em biologia denominam-se detritívoros ou necrófagos os animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas e animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos.”

Definição do senso comum:

“Os abutres ao alimentarem-se (quase) exclusivamente de organismos mortos ou em estado terminal não diferenciam partidos ou cores políticas, nem o meio-irmão do Saddam de outros marqueses da periferia.
Já os habitats urbanos que escolhem para pairar, observar e executar as suas vítimas são, particularmente, conjuntos urbanos moribundos, inertes e decadentes ”

quinta-feira, novembro 08, 2007

 

BD+Ilustração+Cartoon” no IPJ



É inaugurada hoje, na Sala de Exposições da Direcção Regional do Algarve do IPJ em Faro, a exposição colectiva “BD+Ilustração+Cartoon” de Luís Peres, Phermad, Carlos Rocha e Serafim.
Esta exposição está integrada no “Festival P/ARTES ‘07” que vai decorrer nos dias 7 e 8 de Dezembro.

Serafim é olhanense e é licenciado em Design Industrial pelo IADE. Trabalha como designer a tempo inteiro e como cartoonista e ilustrador em part-time. Colabora em jornais regionais e diversas publicações e publicou, juntamente com João Resende, o livro satírico “Manuskritica”.

Luís Peres, natural de Portimão, é desenhador, gráfico e ilustrador e trabalha desde 1992 em design gráfico para software, ao mesmo tempo é ilustrador freelancer, trabalhando sempre com materiais tradicionais como acrílico e aguarela, entre outros. Trabalha em vários tipos de ilustração, destacando o tema da fantasia. A banda desenhada tem sido o seu principal trabalho e entretanto já publicou o terceiro volume da saga “As Aventuras do Princípe Ziph”.

Phermad, farense, é licenciado em Design da Comunicação pela Universidade do Algarve em 2001. Trabalha como freelancer e já tem sido requisitado por agências de design nacionais e estrangeiras, para além disso colabora com vários jornais regionais e nacionais e é editor do “fanzine” de BD “Terminal” e dinamizador do projecto “Terminal Studios” desde 1998.

Carlos Rocha é natural de Olhão e frequentou um Curso de Arte e Design na Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro. Tendo já obtido vários prémios em concursos de BD, fez várias ilustrações para a Junta de Freguesia de Olhão e para a temática etnográfica para “Centre de Recherches de Toulouse” (França) em 2006 e colabora com várias publicações regionais.

A exposição que vai estar patente até 10 de Dezembro 2007 pode ser visitada, todos os dias úteis, entre as 09:00 e as 20:00 horas.

 

VI Semana dos Artistas



VI SEMANA DOS ARTISTAS


De 5 a 10 de Novembro 2007




2ª Feira, dia 5


22.00 h – Inauguração da Exposição Colectiva de Pintura dos alunos da SRAF.

22.30 h – adefesadefaro, o blog da cidade

23.30 h – Concerto “Tributo Johnny Cash”



3ª Feira, dia 6


22.00 h – “PEPE GINGA”
A vida atribulada de PePe Ginga ou Pepe Ginga autor de si próprio.
Com Pedro Romeiras

23.00h – “ Viagens na minha Terra” – Apresentação audiovisual



4ª feira, dia 7


22.30 h – “Experimental 2.0” – Enigmas e mystérios
Com Angel De Val

23.30 h - LANÇAMENTO DA FANZINE DE_MENTE Nº3



5ª feira, dia 8


22.30 h – Concerto de música electrónica “O Plano”

23.30 h – “ Documentário “




6ª Feira, dia 9

23.00h

Noite REI

Por ocasião da publicação da Novela Gráfica REI, António Jorge Gonçalves e Rui Zink apresentam o seu trabalho de pesquisa criativa efectuado na viagem ao Japão em 2005 (na qual foram bolseiros da Fundação Oriente).
A noite ser de palavras, imagens e música sobre a cultura japonesa e suas várias declinações.



Sábado, dia 10


15.00 h - Leilão de cartazes – organização Cine Clube de Tavira

22.30h – Concerto ao vivo com “ Dead Combo”

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]